Notícias

ENCONTROS ABM #3: A Pós-Graduação Profissional em Música: resultados e perspectivas

Esta edição, mediada pela acadêmico André Cardoso, conta com a participação de Aloysio Fagerlande (UFRJ), Leonardo Borne (UFMT) e Lucas Robatto (UFBA)

ENCONTROS ABM #3: A Pós-Graduação Profissional em Música: resultados e perspectivas
Compartilhe:

A Academia Brasileira de Música convida para “Encontros ABM 2024”, série de eventos online a serem realizados entre março e novembro, na terceira terça-feira de cada mês. Através de debates e mesas redondas, músicos convidados irão suscitar a reflexão sobre temas atuais e relevantes para o desenvolvimento da música brasileira nas áreas da composição, da interpretação, da educação musical e da musicologia.

Na terça-feira, dia 14 de maio, às 18h, a ABM vai promover mais uma edição do “Encontros ABM”. Com transmissão ao vivo pelo canal da ABM no YouTube, esta edição conta com a participação de Aloysio Fagerlande (UFRJ), Leonardo Borne (UFMT) e Lucas Robatto (UFBA) em Roda de Conversa mediada pela acadêmico André Cardoso (UFRJ) abordando: “A Pós-Graduação Profissional em Música: resultados e perspectivas”

Assista ao vivo no canal da ABM no YOUTUBE:

 

ANDRÉ CARDOSO é violista e regente graduado pela Escola de Música da UFRJ, com Mestrado e Doutorado em Musicologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio, 2001). Estudou regência com os maestros Roberto Duarte e David Machado. Recebeu, durante três anos, bolsa da Fundação Vitae para curso de aperfeiçoamento na Argentina com o Maestro Guillermo Scarabino, na Universidade de Cuyo (Mendoza) e no Teatro Colón de Buenos Aires. Em 1994 foi o vencedor do Concurso Nacional de Regência da Orquestra Sinfônica Nacional, passando a atuar à frente de conjuntos como a Orquestra Sinfônica da Paraíba, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, Orquestra Sinfônica de Campinas, Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Petrobrás Sinfônica e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Foi maestro assistente da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro entre 2000 e 2007. Atua, também, como produtor fonográfico, tendo recebido o Prêmio Sharp e o Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) pela gravação da ópera Colombo, de Carlos Gomes. Como pesquisador dedica-se ao estudo da música brasileira dos séculos XVIII e XIX, tendo publicado inúmeros artigos e o livro “A música na Capela Real e Imperial do Rio de Janeiro”, editado pela Academia Brasileira de Música em 2005. Em 2008 lançou seu segundo livro, “A música na Corte de D. João VI” pela Editora Martins, de São Paulo. É professor de regência e prática de orquestra da Escola de Música da UFRJ, instituição da qual foi diretor por dois mandatos consecutivos, entre 2007 e 2015. Foi diretor artístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (2015-2016). É membro da Academia Brasileira de Música da qual é o atual presidente.

 

ALOYSIO FAGERLANDE é fagotista e professor da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde coordenou o Programa de Pós-Graduação Profissional em Música no período de 2016 a 2022. É Doutor em Música pela UNIRIO. Foi secretário executivo do Fórum Nacional de Programas Profissionais no período de 2017 a 2018 e atualmente é o Coordenador Adjunto de Programas Profissionais na área de Artes da CAPES.

 

LÉO BORNE é educador musical, flautista e pesquisador com doutorado realizado na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). É Professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), onde propôs e coordena a estruturação do Mestrado Profissional em Música (MusProf), com previsão de início para o final de 2024 ou início de 2025. Este é o primeiro mestrado em música do estado de Mato Grosso e o primeiro da categoria “profissional” da região Centro-Oeste.

 

LUCAS ROBATTO é flautista, com doutorado no instrumento obtido na Universidade de Washington. É professor da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, onde coordenou o colegiado do Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM) no período de 2012 a 2016, sendo atualmente membro do colegiado do mesmo. Foi secretário geral do Fórum Nacional dos Programas de Pós Graduação Profissionais (FOPROF) entre 2015 e 2018 e Coordenador dos Programas Profissionais da Área de Artes da CAPES entre 2018 e 2022.

Rua da Lapa, 120/12º andar – Lapa
CEP 20021-180 - Rio de Janeiro -RJ

+55 21 2292-5845 | 2221-0277 | 2242-6693

https://www.youtube.com/c/AcademiaBrasileiradeM%C3%BAsicaABM https://www.facebook.com/abmusicabr https://www.instagram.com/academiabrasileirademusica/

Dúvidas? Entre em contato