​Sonia Vieira Cadeira n° 18
Fundador ​Walter Burle-Marx
     
Acadêmico atual

Nasceu no Rio de Janeiro, em 11 de novembro de 1944. Sonia Maria Vieira Rabinowitz iniciou na música como aluna de piano de Allan Félix de Souza e de teoria musical de Maria Luiza Priolli. No Conservatório Brasileiro de Música graduou-se em 1962, tendo sido aluna de Maria José Maia. Graduou-se em piano também pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde foi aluna de Elzira Amábile.  Estudou ainda com Jacques Klein. Em 1965 conquistou o primeiro prêmio no VI Concurso Nacional de Piano do Rio de Janeiro, o que lhe valeu uma bolsa de estudos na Escola Superior de Música de Leipzig, Alemanha, onde se aperfeiçoou durante dois anos com Heinz Volger. Concluiu o mestrado em música em 1976, sob a orientação de Heitor Alimonda.

Vários compositores, como Guerra-Peixe, Dawid Korenchendler, Oriano de Almeida, Maria Helena Rosas Fernandes, Murillo Santos e Ricardo Tacuchian a ela dedicaram obras.  Guerra-Peixe musicou sete poemas seus, dos quais Sinto e provo foi editado pela Irmãos Vitale.

Gravou mais de 20 discos com música brasileira. Cinco deles foram considerados melhores do ano, pela Associação dos Produtores de Discos. Destaca-se a redescoberta da obra do compositor Misael Domingues e gravações de peças de Ernesto Nazareth, Alexandre Levy, Guerra-Peixe e Ricardo Tacuchian.

Como solista, tem se apresentado nos EUA, América Central e do Sul (México, Costa Rica e Venezuela), na Europa (França, Inglaterra, Espanha e Itália) e em Israel.

Foi professora de História da Música da Escola de Música da UFRJ, onde foi também diretora do setor artístico e cultural e diretora da unidade.

Foi eleita para a Academia Brasileira de Música em 1994.
 
Rua da Lapa, 120/12º andar - Lapa - 20021-180 - Rio de Janeiro - RJ / Brasil
Telefones (55) (21) 2292-5845 / 2221-0277 / 2242-6693
Copyright 2015 - Academia Brasileira de Música - www.abmusica.com.br - Todos os Direitos Reservados