​Laís de Souza Brasil Cadeira n° 23
Fundador Camargo Guarnieri
     
Acadêmico atual


Nasceu no Rio de Janeiro, em 12 de maio de 1935. Estudou na Escola Nacional de Música da Universidade do Brasil, atual Escola de Música da UFRJ, onde recebeu orientação de Guilherme Fontainha. Aos sete anos de idade atuou como solista da Orquestra Juvenil daquela instituição. Formou-se com Medalha de Ouro e recebeu prêmio para estudar em Viena com Bruno Seidelhofer, e em Milão, com Andolfi.

Ao retornar ao Brasil construiu sólida carreira, apresentando-se em recitais e como solista à frente das principais orquestras brasileiras e algumas do exterior. Notabilizou-se como intérprete de compositores brasileiros e contemporâneos. Apresentou-se com a Orquestra Sinfônica Brasileira tocando os Quatro Temperamentos, de Paul Hindemith, sob a regência do autor. Estreou no Brasil obras de Hans Werner Henze e Samuel Barber. Especializou-se na interpretação de obras de Camargo Guarnieri, de quem fez a primeira audição do 5º Concerto para piano e orquestra, a ela dedicado. Para Laís de Souza Brasil Guarnieri dedicou ainda a Sonata para piano (1972). Fez várias turnês nos Estados Unidos, Europa e América Latina. Sob a regência de Camargo Guarnieri foi solista à frente da Orquestra Sinfônica de Chicago.

Possui extensa e importante discografia, com destaque para a obra de Guarnieri. Realizou a gravação integral dos 50 Ponteios, das três Sonatas para violoncelo e piano, com Antônio Del Claro, e de três Sonatas para violino, com a violinista e filha do compositor, Tânia Camargo Guarnieri. Gravou também, sob a regência do autor, os Concertos para piano nº3, 4 e 5, além do Concertino para piano, sob a regência de Simon Blech. Outra gravação integral importante foi realizada em 1999 com a violinista Mariana Salles, com todas as sonatas para violino e piano do compositor Cláudio Santoro, em CD do selo ABM Digital.
 
 
Rua da Lapa, 120/12º andar - Lapa - 20021-180 - Rio de Janeiro - RJ / Brasil
Telefones (55) (21) 2292-5845 / 2221-0277 / 2242-6693
Copyright 2015 - Academia Brasileira de Música - www.abmusica.com.br - Todos os Direitos Reservados