​Amaral Vieira Cadeira n° 39
Fundador ​Rodolfo Josetti
     
Nasceu em São Paulo, em 02 de março de 1952. Iniciou o estudo do piano aos nove anos com o maestro Souza Lima. Aos 12 anos estreou como solista da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo. Estudou harmonia, contraponto e composição com Artur Hartmann. Em 1967 seguiu para a França com bolsa do governo Frances para estudar no Conservatório de Paris, onde foi aluno de composição de Olivier Messiaen e de piano de Lucette Descaves. Do governo da Alemanha, através do DAAD, ganhou bolsa em 1969 para estudar na Escola Superior de Música de Freiburg com Carl Seemann e Konrad Lechner. Seguiu para Londres com apoio do Conselho Britânico em 1974, onde foi orientado por Louis Kentner. Retornou ao Brasil em 1977. Suas realizações fonográficas, como compositor e/ou como intérprete contam com mais de 70 títulos, apresentando um vasto repertório, com ênfase especial para Liszt, e suas próprias composições. Estão distribuídos no Brasil, Europa, Japão e Estados Unidos.

Recebeu inúmeros prêmios como pianista e compositor, assim como distinções e honrarias em reconhecimento ao seu trabalho artístico no Brasil, França, Alemanha, Inglaterra, Hungria e Japão. Da Associação Paulista de Críticos de Arte/APCA já recebeu diversas vezes o prêmio de melhor obra do ano.

Ocupou a presidência da Sociedade Brasileira de Musicologia no triênio 1993/1995, e em 1998 tomou posse na presidência da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea/SBMC, International Society for Contemporary Music, Brazilian Section, para um mandato de quatro anos.

É responsável pelo programa de música sacra Laudate Dominum, da Cultura FM de São Paulo.

Suas turnês de concertos incluíram, afora o Brasil, quase todos os países da Europa, China, Japão, Taiwan e Oriente Médio. A convite do Ministério das Relações Exteriores do Brasil realizou uma extensa viagem de concertos por oito países da América Latina, apresentando-se na Colômbia, Equador, Peru, Chile, Paraguai, Uruguai, Argentina e Bolívia. No Japão já realizou mais de 250 concertos em cerca de 200 cidades em turnês regulares desde 1994.

Assumiu a presidência da Fundação Conservatório Dramático e Musical de São Paulo em 2001, cargo que ocupou por oito anos.

Seu extenso catálogo de obras abrange mais de 500 composições em diferentes gêneros, desde piano solo e música de câmara até peças corais sinfônicas, com especial ênfase na música sacra. Algumas de suas obra são publicadas pela Ponteio Publishing de Nova York e pela LittleStar do Japão.

Ingressou na Academia Brasileira de Música em 2000.

Site: http://www.amaralvieira.com/
Rua da Lapa, 120/12º andar - Lapa - 20021-180 - Rio de Janeiro - RJ / Brasil
Telefones (55) (21) 2292-5845 / 2221-0277 / 2242-6693
Copyright 2015 - Academia Brasileira de Música - www.abmusica.com.br - Todos os Direitos Reservados