Maria Alice Volpe Cadeira n° 2
Fundador Fructuoso Vianna
     
1° Sucessor 2° Sucessor Acadêmico atual


É natural de Araras, São Paulo (1966). Doutora (Ph.D.) em Musicologia e Etnomusicologia pela Universidade do Texas-Austin, EUA, sob a orientação de Gerard Béhague (1995-2001), com a tese Indianismo and Landscape in the Brazilian Age of Progress: Art Music from Carlos Gomes to Villa-Lobos, 1870s-1930s, publicada pela UMI-Research Press (2001). Mestre em Música pela Universidade Estadual Paulista-UNESP, sob a orientação de Régis Duprat (1991-1994), com a dissertação Música de Câmara do Período Romântico Brasileiro, 1850-1930. Bacharel em piano pela UNESP, sob a tutoria de Beatriz Balzi (1987). Foi editora assistente da Latin American Music Review (1999-2000), publicada pela University of Texas Press.


É consultora ad hoc de agências de fomento como CNPq/MCT, CAPES/MEC, FAPESP, FAPERJ, Guggenheim Foundation e das editoras da UNESP e UNICAMP. Atua também como parecerista dos congressos da Associação Nacional de Pesquisa em Música – ANPPOM e como avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – INEP do Ministério da Educação. Foi membro do Conselho Nacional de Incentivo à Cultura – CNIC do Ministério da Cultura (2007-2008).
Tem se dedicado à pesquisa da música brasileira do período colonial, séculos XIX e XX, bem como a questões teórico-conceituais da musicologia, cujos projetos têm recebido apoio do CNPq, CAPES, FAPESP, FAPERJ, FINATEC e Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

Desde 1994 tem colaborado em publicações nacionais e internacionais, entre as quais EDUSP, Imprensa de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa, UMI-Research Press (EUA), Ashgate (Inglaterra), Brepols International Academic Publishers (Bélgica), UT Orpheus Edizione (Itália), Latin American Music Review (EUA), Die Musik in Geschichte und Gegenwart (Alemanha), Brasiliana (Academia Brasileira de Música), Música em Contexto (Universidade de Brasília), Música em Perspectiva (Universidade Federal do Paraná), Debates (UniRio) e Revista Música (ECA-USP).

Tem sido convidada como conferencista para congressos nacionais e internacionais, entre os quais Fundação Casa de Rui Barbosa, Universidade de São Paulo, Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Coimbra e King’s College London. Apresentou trabalhos em diversos congressos internacionais na Europa, entre os quais Fondazione-Stichting P.A. Locatelli (Cremona) e International Musicological Society (Zurique, Roma e Havana).

É docente da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 2002, onde ocupa a cadeira de musicologia nos cursos de graduação e pós-graduação. Na mesma instituição é editora da Revista Brasileira de Música, primeiro periódico acadêmico da área de música no Brasil, e coordenadora do Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ.

Na ABM coordena o projeto Bibliografia Musical Brasileira.
Rua da Lapa, 120/12º andar - Lapa - 20021-180 - Rio de Janeiro - RJ / Brasil
Telefones (55) (21) 2292-5845 / 2221-0277 / 2242-6693
Copyright 2015 - Academia Brasileira de Música - www.abmusica.com.br - Todos os Direitos Reservados